segunda-feira, 24 de maio de 2010

Curso Avançado






Nos dias 14, 15 e 16 de maio se reuniram na cidade de Tiangua-CE, na localidade de Arapa, no Sítil do Chefe Reginal, do 19º GE Don Timoteo para participarem do Curso Avançado de Insígnia de Madeira.

Entre os participantes estiveram presentes os Chefes dos Grupos de Tianga, Granja, Ubajara, do Estado de Piaui e do Estado do Pará.

O curso contou com parte prática e teórica.

Na parte teórica, os chefes assistiram e interagiram a palestras com os Formadores. Na parte prática, os chefeses fizeram atividade típicas de Acampamentos, como armar barracas e dormirem sob as mesma, construção de pioneirias (utensílios domésticos feitos de madeira), assaram Pão de caçador (feito no mato com farinha de trigo e sal), assaram "ovo no espeto", e muito mais.
O Curso deixou, além do aprendizado, fortes marcas de saudades, pois valeu a pena cada minuto de duração.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Escoteiros no Dia do Trabalho







No dia 1º de maio de 2010, os escoteiros do 2º Grupo Almirante Benjamin Sodré, participaram das Cerimônias de Artiamento dos Pavilhões que acontecerão no Paço Municipal com a presença do Prefeito de Camocim e de muitas outras autoridades.

Dia das Mães




Dia das Mães

Alex
Aluno do 6º ANO "C" do turno da manhã da Escola Coronel Libório

Poema: Minha mãe é simples mas especial
Minha mãe é simples
Mas muito especial
Uma mãe assim comum
É muito genial
Minha mãe é especial
Que também já foi criança
Ela sempre quis ser mãe
E nunca perdeu a esperança
Foi ai que ela engravidou
E tive uma oportunidade de nascer
Foi ai que ela me falou
"Eu amo você"
Fui criado com muito amor
Tive orgulho de ser feliz
Fui criado como for
E felicidade sempre quis
Minha mãe é especial
Foi por isso que eu fiz este poema
Uma mãe assim genial
Sempre resolverá um problema

quinta-feira, 6 de maio de 2010

IESC




Neste sábado, dia 1º de maio, os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física 2007.1, da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Campus Avançado de Camocim, apresentaram o IESC - Interação Ensino Serviço e Comunidade.

A equipe composta pelos acadêmicos: Carlúcio, Fco. Sousa, Mairla, Herisvaldo, Ederson, Raimundo, Zineide e Sebastião Dourado, apresentaram uma aula mista de Capoeira e Karate, onde os praticantes das lutas citadas, participaram e trocaram conhecimentos, interagindo de forma bastante positiva na propagação das lutas na cidade de Camocim.

A aula foi muito proveitosa e prazerosa, onde todos gostaram, visto que, a sociedade camocinense também compareceu, prestigiando o evento.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Sistema de Educação baseado no "Aprender Fazendo"


No Movimento Escoteiro, os jovens aprendem de uma forma muito peculiar, aprendem a fazer, FAZENDO, desta forma, suas tarefas são cumpridas de forma a contemplar o trabalho em equipe, onde a valorização das potencialidades de cada jovem é de fato reconhecida. Para isso, se desenvolveu o Sistema de Patrulha, onde cada jovem é designado a cumprir uma função específica de acordo com suas habilidades mais evidentes. (Sebastião Dourado)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Escotismo e Educação, a mistura perfeita




O Escotismo é um Movimento Educacional para jovens com a colaboração de adultos voluntários, que assumem compromisso de desenvolver trabalhos em grupos escoteiros, sem remuneração, gratificação ou qualquer outra forma de pagamento. Para cada faixa-etária, há um Projeto Educativo, a saber: para o Ramos Lobinho, crianças de 7 a 10 anos de idade, a ênfase é socialização, pois é neste período que a criança está se desprendendo dos limites de seu lar e tendo contatos com outras criança de sua idade, consequentemente, fazendo amigos. Para o Ramo Escoteiro, crianças de 11 a 14 anos de idade, a ênfase educacional é Aventura, pois é nesta fase que a criança busca descobrir novos caminhos aventurando-se com seus amigos. Para o Ramo Sênior, jovens de 15 a 18 anos de idade, a ênfase é Desafio, neste momento, o jovens já é capaz de mostrar que pode realiza as tarefas que lhes são confiadas. Finalmente, o Ramo Pioneiro, pessoas entre 18 e 21 anos de idade, a ênfase é Servir, neste momento de sua vida, ele entende que está na hora de compartilhar com o próximo, outras crianças, os conhecimentos que adquiriu no decorrer de sua vida. (Sebastião Dourado)